Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Novo poster de Motoqueiro Fantasma 2 - O Espírito da Vingança


O Motoqueiro Fantasma, obscuro super-herói da Marvel Comics, ganhou seu primeiro filme em 2007, dirigido por Mark Steven Johnson(de Demolidor e Elektra) e estrelado pelo astro Nicolas Cage. Embora o filme tenha sido mal recebido por público e crítica, a Sony Picturesparece ter ficado minimamente satisfeita e banca essa sequência, que estreia no ano que vem: Motoqueiro Fantasma 2 – O Espirito da Vingança.

A aproximação da data de lançamento faz a divulgação começar a acelerar e foi liberado um belo
 poster do filme.
A nova produção tem uma história engraçada: no início dos anos 2000, o escritor
 David S. Goyer – que havia chamado a atenção com o roteiro do filme Blade, de 1998, outro super-herói obscuro da Marvel e voltado ao terror – tinha escrito um roteiro para o Motoqueiro Fantasma, mas a Sony desistiu de levá-lo adiante. O sucesso dos filmes de super-heróis, remotivou o estúdio, que produziu outra história, que resultou no fraco filme de 2007. Então, a Sony “voltou atrás” e decidiu filmar o roteiro de Goyer como uma sequência. A promessa é de um filme mais sério e sombriodo que o anterior. Veremos…
Capa de "Ghost Rider 01", de 1973, na arte de Gil Kane, um dos principais capistas da Marvel da época.
O Motoqueiro Fantasma é um personagem da Marvel que só chamou mesmo a atenção nos anos 1990, 20 anos após sua criação. Ele foi criado pelo (na época) Editor-Chefe da Marvel, Roy Thomas, o escritor Gary Friedrich e o desenhista Mike Ploog em 1972, estreando na revistaMarvel Spotlight 05, dedicada a estreias e novos conceitos. O Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider no original) era uma releitura de outros personagens mais antigos da própria Marvel, tendo em vista que Thomas era um aficcionado por quadrinhos da Era de Ouro.
O novo “herói” seria o motoqueiro
 Johnny Blaze que, para salvar a vida de sua amada Roxanne, faz um pacto com Satã e é dominado pelo espírito de Zarathus, que lhe dá poderes especiais, como força, resistência e um “olhar de penintência” que faz as pessoas se arrependerem do que fizeram, tudo ao custo de uma aparência grotesca de um crânio flamejante. Chamando a atenção do público leitor das revistas de terror que a Marvel editava na época, o Motoqueiro Fantasma ganhou sua própria série, Ghost Rider Vol. 01, em 1973, comandada por Friedrich e vários desenhistas. Outros escritores se sucederam, como Al Migron e Tony Isabella, mas o título não “decolou”, sendo cancelada no número 81, em1983.
O segundo Motoqueiro Fantasma na capa de "Ghost Rider (vol 2) 23", na arte de Mark Texeira, também conhecido como Tex. Sucesso na Era Sombria.
Com a ascensão da Era Sombria dos quadrinhos no fim dos anos 1980, ficou evidente que um personagem como o Motoqueiro Fantasma teria apelo. Assim, a Marvel criou, em 1990, uma nova versão do personagem, criada pelo escritor Howard Mackie e pelo desenhista Javier Saltares. Na trama, o adolescente Danny Ketch incorpora o espírito de Zarathus. Essa série fez bastante sucesso dentro da linha de “antiheróis” populares da época, como o Justiceiro e Wolverine, escrito por Mackie e desenhado por nomes como Mark Texeira, que imprimiu um estilo particular ao personagem, com um traço preto grosso e meio borrado.
Ao mesmo tempo, foi criada uma
 terceira versão do personagem, dentro da linha Marvel 2099, que imaginava os heróis da editora num futuro cem anos à frente. Este Motoqueiro Fantasma 2099 foi fortemente marcado pela estética cyberpunk em histórias escritas por Len Kaminski e desenhadas por Chris Bachalo e Mark Buckhingham, numa série própria que durou entre 1994 e 1996.
Nicolas Cage é o Motoqueiro Fantasma do cinema. Fã de quadrinhos, ele tem uma tatuagem com o personagem.
Contudo, o personagem perdeu força – ajudado pela superexposição – eGhost Rider Vol. 2 terminou cancelada no número 93, de 1998. Vale destacar, porém, que esta série foi mais longeva (e de maior sucesso) do que a original e que o retorno posterior com Johnny Blaze como o Motoqueiro Fantasma em histórias pós-2001 se deu muito mais por uma ligação dos escritores com o personagem do que com a identificação dos leitores propriamente dita.
Entre
 2001 e 2005, algumas minisséries tentaram reviver o Motoqueiro Fantasma Johnny Blaze, agora dentro da linha de quadrinhos adultos da Marvel. Isso resultou em um terceiro volume de Ghost Rider, agora com roteiros de Daniel Way e trazendo de volta os desenhistas originais da segunda (e mais popular) série: Saltares e Texeira.
Na recém-publicada saga
 Fear Itseld, porém, a Marvel criou uma versão feminina do Motoqueiro Fantasma, chamada Alejandra, uma nicaraguense.
O novo poster. Bela arte. Já o filme... veremos!
Voltando ao filme, segundo o site Omelete, esta é a sinopse da produção:
Johnny Blaze (Nicolas Cage) está escondido no leste europeu, tentando encontrar uma maneira de controlar sua maldição. Mas lá ele é encontrado por um culto, que o recruta para enfrentar o Diabo (Ciaran Hinds), que pretende encarnar no corpo de um garoto, Danny Ketch, no dia do aniversário do menino.
O elenco traz ainda Johnny Whitworth como o vilão Blecaute e participações de Christopher Lambert, Idris Elba e Violante Placido.
É interessante notar que o filme introduz Danny Ketch como uma criança. Será que a Sony planeja, mais tarde, criar uma cinessérie com o segundo Motoqueiro Fantasma? É possível, pois o filme de 2007 apresentou
 a versão “velho oeste” (que é a original dos quadrinhos), abrindo a perspectiva de o herói ser um tipo de dinastia que passa de geração para geração.
Com argumento de
 David S. Goyer (de Batman – O Cavaleiro das Trevas), roteiro de Scott M. Gimple e Seth Hoffman, Motoqueiro Fantasma 2 – O Espírito da Vingança tem direção da dupla Brian Taylor eMark Neveldine (de Adrenalina e Gamer) e sua estreia está marcada para 17 de fevereiro de 2012.
Leia mais no
 HQRock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário